Palavras de Rania, rainha da Jordânia:


Educação. É a melhor maneira de conseguir que todos comecem a vida com a mesma base, sejam quais forem as vantagens ou desvantagens com que nasceram. A educação dá a todos a oportunidade de sonhar e os meios para que os sonhos se realizem. Em resumo, educação tem a ver com justiça.

Sempre que viajo e olho para uma criança, vejo nela o potencial de grandeza. (…) Cabe a nós permitir que esse potencial se concretize, e a melhor maneira de fazer isso é pela educação. A maioria das 70 milhões de crianças do mundo que estão fora da escola é de meninas. Quando uma menina é instruída, ela adquire amor-próprio e confiança.

Casa-se mais tarde e tem menos filhos. A mortalidade infantil cai e menos mães morrem no parto; os casos de HIV também caem.

Quando mulheres trabalham e ganham dinheiro, gastam em média 90% da renda com a família, principalmente com a saúde e educação dos filhos. Assim, quando educamos uma mulher, os benefícios se multiplicam por toda a sociedade. Isso transforma a educação feminina no melhor investimento que um político pode fazer.




Fonte: Revista Seleções - Set, 2010.