Este repente foi apresentado em um Seminário na Unicamp onde nós alunos discutíamos o ensino à distância, bem como os avanços da tecnologia.


Vou contar para vocês,
Uma estranha de uma história.
Que surgiu lá na Zoropa e dizem que é escola,
Aonde a inducação, vem por meio de um fiozinho.
E é só apertar o botão.

Meu amigo não se assuste,
Isto é mesmo uma verdade.
As pessoas se reúne, longe da sua cidade.
Numa tar conexão, unindo os alunos.
Mas parece meu cumpade, uma coisa de outro mundo.

Como pode meu cumpade, aprender sem professor,
Sem sala de aula e também apagador.
Isso só pode ser modismo,
Desses tar desses doutô.


Se a coisa não tá boa, pode até ficar pior,
Professor desempregado, emprengando computadô.
Me parece uma besteira, uma incoerência,
Professores sem empregos, e lugar de referência.

E para finaliza, eu diria o seguinte,
Essa tal de internet, não respeita o ouvinte.
Ele fica aí parado sem ter participação,
Sem colegas, professores, preso a novos valores.
Que para mim é enganação.

Nesta segunda é última parte tentei expressar o lado positivo desta
nova modalidade de ensino.

Meu cumpade me desculpe,
Eu ouvi tudo calado.
O tempo evoluiu, não dá pra ficar parado,
A escola que me desculpe, mas tava tudo errado.



Nessa nossa vida dura,
Até fome o povo passa.
Como pode essa escola,
Inducá a nossa massa.

Nós precisa de cumê, mas também de inducação,
O povo só vai mudá, se tiver informação.
Essa tal de internet vai pegar que nem chiclete
Inducando o povão.

Essa tal de inducação, que é feita à distância.
Traz muito benefício e também muita esperança,
Pois é um jeito novo, que vai preparar o povo.
Para a tão sonhada mudança.

Não é um fast-food, aonde tudo já vem pronto,
Precisa de vontade e também muito confronto.
Onde aluno e professor, seja onde quer que for,
Independente da distância realiza esse encontro.


A maior dificuldade encontremo notro meio,
Pois, para conecta, precisamos do apareio.
E essa grande mudança, que parece um caso sério,
Ainda é só um sonho, de poucos um privilégio.
Texto: Cilnéia Felippe