O uso da tecnologia para entreter as crianças: prós e contras


A tecnologia, nos últimos anos, tem avançado a passos largos. Muitos produtos foram desenvolvidos e aprimorados para facilitar ainda mais a vida dos adultos e, também das crianças. Smartphones e tablets já fazem parte do universo infantil. Mas até que ponto estes gadgets podem ajudar ou atrapalhar o desenvolvimento dos pequenos? Confira aqui os principais cuidados que os pais devem ter na hora de liberar os eletrônicos para a criançada.
O principal medo de pais e mães em relação aos aparelhos tecnológicos está nos riscos do acesso à internet pelos filhos. Atualmente, as crianças brasileiras são as que mais acessam a rede no mundo todo, passando cerca de treze horas semanais online, na maior parte do tempo em jogos e sites de entretenimento.
Os pequenos que passam muito tempo em frente ao computador ou outros dispositivos podem ficar mais individualizadas, preferindo estar sozinhos à companhia da família. A dificuldade de interpretar emoções ao vivo também é outra consequência do uso desenfreado da internet.
Entretanto, existem muitos pontos positivos do uso moderado da web. Uma pesquisa realizada pelo psiquiatra americano Gary Small, autor do livro iBrain: Surviving the Technological Alteration of the Modern Mind, mostrou que pesquisar no Google estimula áreas no cérebro mais extensas, que normalmente não são ativadas com a leitura. Este estudo afirmou também que as crianças que estão por dentro das novidades tecnológicas têm maior capacidade de lidar com vários estímulos sensoriais ao mesmo tempo e são melhores tomadoras de decisões.
Os números crescentes de crianças internautas incentivam os fabricantes a criar produtos e serviços específicos para divertir o público infantil e, tranquilizar os pais com as opções de segurança em suas configurações e com o hardware mais resistente.
Existem tablets produzidos com carcaça de plástico robusto e capa emborrachada para garantir a durabilidade nas mãos dos pequenos em caso de quedas. Muitos modelos já vêm com aplicativos para crianças instalados e, permitem que os pais definam tudo que pode ou não ser acessado pelo filho.
O app Maily, para iPad, possibilita a criação de uma conta para monitorar as atividades e selecionar os contatos que a criançada pode conversar. Os pais podem ser copiados em todas as mensagens e até ler os textos antes de serem enviados ou recebidos. O navegador Zoodles, disponível apenas em inglês, tem opções de segurança, vem com jogos e informa os pais sobre as habilidades do filho, como digitar o próprio nome ou ler sozinho.
Alerte seu filho sobre não conversar com estranhos, não fornecer informações pessoais, não abrir arquivos suspeitos, não dar a senha para amigos e não fazer compras online sem sua autorização.
Cabe aos pais aceitar que os avanços tecnológicos trouxeram mudanças até mesmo nas brincadeiras das crianças. Com bom senso e supervisão, é possível deixar os pequenos aproveitarem os benefícios da modernidade, para se divertirem, fortalecerem os laços de amizade e estudarem. Dica importante.