A CRIANÇA E O ACESSO À TECNOLOGIA DIGITAL


O aspecto cognitivo aqui discutido com o desenvolvimento de certas competências e habilidades específicas do mundo digital. Na literatura, diversos estudos demonstram que as tecnologias digitais permitem uma expansão de comunicação e da expressão, criando novas alternativas para a leitura e a escrita sequencial, que é usualmente feita usando o lápis e o papel. Alguns autores entendem que as facilidades de manipulação de texto e imagens passam a alterar a maneira como as linguagens verbal e visual são produzidas e como elas são usadas e processadas.
É necessário que as pessoas saibam realmente explorar os recursos tecnológicos de maneira efetiva. Essas tecnologias estão ficando cada vez mais sofisticadas, e o seu uso na resolução de problemas e desenvolvimento de projetos requer muito mais do que simplesmente saber clicar ou apertar uma tecla.
A integração desses recursos com as atividades de sala de aula não é fácil. Educadores e pesquisadores que têm adotado uma visão construcionista da utilização das tecnologias digitais têm proposto a criação de ambientes de aprendizagem baseado em uma "mistura de meios", onde os alunos combinam tecnologias mais sofisticadas e as tradicionais para o desenvolvimento de projetos. Texto produzido por Givaldo Melo, Jamile Barboza, Juliana Cunha, Luciana Oliveira, Naiane Fontes. Todos graduandos do curso de pedagogia da Universidade Federal de Sergipe.



tecnologia Digital na Educação Infantil

As tecnologias digitais, como computadores, as câmeras, o vídeo e, principalmente, os diferentes recursos disponíveis na web 2, como jogos, álbuns de fotografia e youtube - passaram a ser parte do cotidiano das crianças e, com isso, a questão mais comum tem sido como podem ser utilizadas do ponto de vista educacional. Limitar ou proibir o acesso das crianças a essas tecnologias é como limitar ou banir o uso de brinquedos ou de relações com outros amigos. A escola por sua vez não pode isolar as crianças do mundo em que vivem.
Somente uma parcela muito pequena das nossas crianças têm acesso às tecnologias e as empregam como parte do seu cotidiano. Através da interação e da comunicação, a criança pode criar situações concretas e imaginárias que contribuem para a construção de elementos do contexto cultural. Para as crianças que têm acesso às tecnologias digitais, a cultura consiste nao só nos jogos e nas brincadeiras tradicionais, mas também nos que utilizam os recursos tecnológicos.
A capacidade de uso dessas tecnologias passa a estar intimamente relacionada com determinadas competências que devem ser desenvolvidas pelas pessoas. As tecnologias digitais apresentam diversas facilidades que permitem as pessoas serem autoras, produtoras e disseminadoras de conhecimento.
A criança em contato com essas facilidade tecnológicas tem a chance de desenvolver essas competências e habilidades como parte do seu desenvolvimento integral. Não é necessário aprender a ler e escrever mediante o uso de lápis e papel para depois ter acesso a outros tipos de letramento. Se o desenvolvimento dessas competências e habilidades é importante para a vida no mundo que incorpora as tecnologias digitais, nada mais sensato do que iniciar esse processo de aprendizagem durante a educação infantil. o uso de computadores na educação infantil possibilita mostrar que essa atividade contibui para o desenvolvimento da auto-estima, dando a elas a sensação de independência e empoderamento, fundamentais na construção de um autoconceito positivo.
No entanto, fica cada vez mais claro que inclusão digital representa muito mais do que acesso à tecnologia. Texto produzido por Givaldo Melo, Jamile Barbosa,Juliana Cunha, Luciana Oliveira, Naiana Fontes. Todos graduandos do curso de pedagogia da Universidade Federal de Sergipe.